Terceira é uma das 9 ilhas dos Açores, situada no grupo central. Seu antigo nome era Ilha Nosso Senhor Jesus Cristo das Tercenas.
Tercenas aplicáva-se a todo o arquipélago por ter sido o terceiro a ser descoberto, depois das Canárias e Madeira.
Esta ilha começou a ser povoada a partir de 14 de Março de 1450.
A Terceira desempenhou um papel importante no estabelecimento do Império Português devido á sua localização.
Esta ilha tem uma área de 402,2 quilómetros quadrados e o ponto mais alto da ilha situa-se na Serra de Santa Bárbara, precisamente a 1021 metros acima do nível do mar.
A sua população é de 55.833 habitantes.
As principais cidades da ilha são Angra do Heroísmo e Praia da Vitória
A agro-pecuária e a transformação de lacticinios são uma parte importante da ecónomia da ilha. Também conta com dois portos importantes, um em Angra do Heroísmo e outro na Praia da Vitória. É na Praia da Vitória que se encontra o Aeroporto das Lajes.
As festas do Divino Espirito Santo são também uma tradição da ilha, todos os anos nas freguesias é distribuido pão e carne (o bodo), é celebrada junto aos impérios, construções coloridas tipo capelas, em honra ao Espirito Santo.
Uma das grandes tradições nesta ilha é a tourada á corda. Um touro preso a uma corda controlado por pastores. As touradas na ilha começam no mês de Maio até final de Setembro principios de Outubro. Por vezes no mesmo dia há mais do que uma tourada.
Se tiver de visita a esta ilha não poderá deixar de visitar a Caldeira de Guilherme Moniz, Lagoa das Patas, Algar do Carvão, Serra do Cume, Monte do Brasil, Furnas do Enxofre, Farol da Serreta, a Mata da Serreta, Lagoa do Negro, Gruta do Natal, Miradouro do Facho, o Jardim Duque da Terceira, os Ilhéus das Cabras, Serra de Santa Bárbara, Serra da Ribeirinha entre muito mais.
Estando na Terceira não poderá deixar de saborear a Alcatra, Sopas do Espirito Santo, principalmente acompanhado com o vinho de cheiro produzido na ilha. Poderá ainda saborear a Massa Sovada, Pão Doce e Biscoitos. A Caldeirada, o Sarapatel e a Morcela, Polvo e Coelho também são pratos tradicionais. Para quem gosta de marisco, então não pode de deixar de saborear as Lapas, Cracas e o Cavaco.
Se gostar de doces terá que provar as queijadas Dona Amélia e os Coscorões. Ainda poderá saborear o Queijo Fresco de cabra e o Queijo da Ilha.
Quanto ao vinho poderá beber um bom Verdelho produzido no Porto Martins. O vinho dos Biscoitos também é muito famoso na ilha.