Ficheiro:Angra do Heroísmo, Azores, Portugal (brasões).png

Angra do Heroísmo é uma cidade da Ilha Terceira com 10.800 habitantes. É sede de municipio dividida por 19 freguesias fazendo um total de 35.402 habitantes.
AltaresCinco RibeirasDoze RibeirasFeteiraNossa Senhora da ConceiçãoPorto JudeuPosto SantoRaminhoRibeirinhaSanta BárbaraSanta LuziaSão Bartolomeu de RegatosSão BentoSão Mateus da CalhetaSão PedroSerretaTerra-ChãVila de São Sebastião.
Esta cidade é classificada Património Mundial pela UNESCO desde 1983.
As primeiras habitações foram foram erguidas na encosta em ruas ingremes e dominadas por um outeiro. Desde 1478 foi elevada a categoria de Vila e so em 1534 foi elevada a cidade, a primeira do arquiélago. Nesse mesmo ano foi escolhida para sede de Diosesede Angra pelo Papa Paulo III.
Em 1643 foi concedida a cidade de Angra o titulo de "Mui Nobre e Leal" pela bravura durante a Guerra da Restauração.
Em 1828 Angra foi declarada Capital da Provincia dos Açores.
Em 1830 Angra é nomeada capital do Reino de Portugal.
Em 1837 a cidade acrescenta aos seus titulos o de "Heroísmo" e "Sempre Constante".
Poderá visitar nesta ilha um vasto património natural tais como Algar do Carvão, Baia da Salga, Baia das Pontas, Baia de Angra do Heroísmo, Baia do Refugo, Baia dos Salgueiros, Furna de Água, Galerias da Feteira, Gruta Brisa Azul, Gruta das Agulhas, Gruta das Cinco Ribeiras, Gruta da Mercês, Gruta do Natal, Gruta do Zé Grande, Gruta dos Ratões, Ilhéus das Cabras, Lagoa do Negro, Mata da Serreta, Monte do Brasil, Parque campismo Cinco Ribeiras, Parque Municipal Relvão, Ponta do Queimado, Porto das Cinco Ribeiras, Prainha, Serra da Ribeirinha, Serra de Santa Bárbara, Nasce de Água, Zona Balnear do Negrito.